Londres by Night
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Londres Seculo XIX

Ir para baixo

Londres Seculo XIX Empty Londres Seculo XIX

Mensagem  Mestre Ingles Qui Jan 22, 2009 1:04 am

A supremacia inglesa na Europa foi indiscutível no século XIX, atingindo seu apogeu entre 1850 e 1875. Tendo iniciado sua Revolução Industrial no final do século XVIII, o país colocou-se quase um século à frente dos demais Estados europeus.

Somente na segunda metade do século XIX é que a França, a Itália e sobretudo a Alemanha começaram a avançar - mas não o suficiente para abalar a hegemonia inglesa. A Inglaterra enviava homens, capitais, carvão, tecidos e máquinas para todo o mundo; essa superioridade econômica era completada pela supremacia naval.

Londres era a maior cidade do mundo. A prosperidade das camadas médias aumentava e seu papel político adquiria maior importância. O regime político parlamentarista era suficientemente estável e maleável para que as reformas se antecipassem às necessidades sociais. Assim, a Inglaterra pôde evitar as agitações políticas que assolaram toda a Europa dos fins do século XVIII ao século XIX. O seu problema político mais grave era a questão irlandesa.

A união do desenvolvimento econômico com o progresso social e a estabilidade política criaram condições ideais para a formação de um vasto império colonial na América, na Ásia e na África.

A dinastia Hannover, surgida nos inícios do século XVIII, teve na Rainha Vitória (1837-1901) um grande símbolo da virtude burguesa e da perseverança inglesa; foi ela quem governou o país durante o período da supremacia britânica, por isso mesmo denominado Era Vitoriana.”.

Com a Europa definitivamente livre do fantasma de Napoleão, após a Batalha de Waterloo, a Inglaterra pôde finalmente consolidar-se como a grande potência mundial do século XIX.

O desenvolvimento dos meios de transporte atingia todo o país, com estradas de ferro interligando o campo e a metrópole. Estradas essas que se tornavam cada vez mais utilizadas com o aumento frenético da população e a crescente evasão do campo para a capital. Ainda assim, as carruagens eram o transporte preferível da população londrina, uma vez que chegavam rapidamente em áreas ainda não cobertas pela ferrovia. Uma das grandes maravilhas do transporte londrino era o sistema de trem subterrâneo, prelúdio do que mais tarde seria o metrô.

Londres era uma cidade gigantesca, abrigando cerca de quatro milhões de habitantes. Era o centro para onde era atraído todo o tipo de gente, de aventureiros a desocupados, artistas a escritores, todos ansiavam pela grandiosidade da megalópole. De fato, a magnitude da cidade, com seus palácios, igrejas e construções igualmente impressionantes, pasmavam o observador mais insensível.

As ruas eram abarrotadas de pessoas e carruagens disputando o espaço. A grande concentração urbana alcançava níveis insuportáveis, acabando por baratear a mão-de-obra e prejudicar a massa trabalhadora, cada vez mais explorada, que era obrigada a viver miseravelmente em cortiços minúsculos. O número de mendigos e desempregados também era bastante significativo. Os crimes tornavam-se mais comuns, preocupando a recém-criada polícia metropolitana. As tensões sociais aumentavam; era o campo perfeito para o surgimento das primeiras manifestações do socialismo.

Enquanto isso, na zona oeste de Londres, que abrigava Kensington, Hyde Park, Paddingtone, St. John's Woods e parte de Westminster, a classe alta divertia-se nos clubes e banhos turcos, comuns na época. A aristocracia fundiária, proprietária das melhores terras continuava a ser a classe influente na Era Vitoriana, reconhecendo a ascensão alheia por méritos próprios, mas ainda estimando muito a nobreza de famílias tradicionais.

Era esse quadro contraditório que compunha o cenário da Londres Vitoriana, com riqueza e elegância de um lado, pobreza e miséria do outro.
Mestre Ingles
Mestre Ingles
Admin

Número de Mensagens : 147
Idade : 40
Data de inscrição : 22/01/2009

https://londresbynight.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Londres Seculo XIX Empty Relações no submundo de Londres

Mensagem  Mestre Ingles Qui Jan 22, 2009 2:51 am

Ao contrário do que se imagina, o crime na Londres Vitoriana era bastante organizado e os criminosos seguiam rígidos códigos de ética. Todos eram tratados numa base familiar, que formava certa "irmandade" dos marginais. O submundo de Londres tinha um forte senso de comunidade.

O crime mais comum praticado na época era o roubo, "justificado" por tamanha distância e desigualdade entre as classes sociais. Os roubos eram sempre planejados previamente e efetuados de maneira profissional. Batedores de carteiras geralmente agiam juntos para distrair a vítima. Havia ainda os fraudadores, vigaristas e pedintes.

Tamanha era a organização no submundo que as atitudes do inglês tornavam-se justificáveis - para não ser tapeado ou roubado, o cidadão londrino procurava ignorar qualquer pedido de ajuda ou tentativa de aproximação nas ruas.

Os assassinatos eram evitados o máximo possível pelos criminosos, ocorrendo apenas quando absolutamente necessário - as abordagens eram geralmente suficientes para manter as vítimas em silêncio. É por isso que assassinatos brutais chocavam tanto a população comum quanto os criminosos, uma vez que infringia até mesmo seu código de ética. Jack o Estripador foi um exemplo disso.

Vale mencionar também que as drogas eram legalmente permitidas e circulavam livremente pela cidade, sendo consideradas medicamentos como os outros. O número de pessoas mortas pelo ópio e semelhantes era grande, particularmente entre os escritores do período.

Embora pudessem ser constatados em qualquer local da cidade, os crimes ocorriam mais freqüentemente na zona portuária e na zona leste, especialmente em Whitechapel.
Mestre Ingles
Mestre Ingles
Admin

Número de Mensagens : 147
Idade : 40
Data de inscrição : 22/01/2009

https://londresbynight.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Londres Seculo XIX Empty O policiamento nas ruas

Mensagem  Mestre Ingles Qui Jan 22, 2009 2:52 am

Com a criação da polícia metropolitana londrina, em 1829, Londres viu suas ruas invadidas pelos bobbies, vigias uniformizados que realizavam rondas pelos bairros. Mal preparados e com péssimos salários (£5 mensais), não tinham direito a usar armas de fogo e acabavam, assim, sendo eles próprios fáceis vítimas dos marginais que tentavam inibir. Possuíam um apito que utilizavam para chamar os outros bobbies quando precisavam de auxílio. Embora não representasse obstáculo algum aos criminosos profissionais, a presença dos bobbies de certa forma inibia a ação de marginais menores.
Mestre Ingles
Mestre Ingles
Admin

Número de Mensagens : 147
Idade : 40
Data de inscrição : 22/01/2009

https://londresbynight.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Londres Seculo XIX Empty Condutas de Cavalheiros e Damas

Mensagem  Mestre Ingles Qui Jan 22, 2009 2:57 am

------------------------------------------------Cavalheiros-------------------------------------------
Um cavalheiro nunca deve deixar de erguer seu chapéu em cumprimento sempre que cruzar com semelhante. Caso trombe em alguém ou pise no vestido de uma dama, deve desculpar-se e em nenhum momento perder o controle nem atrair atenção por conversa exaltada.

É conveniente oferecer a uma dama seu braço, especialmente à noite, e sempre o braço direito. Um cavalheiro andando sozinho deve ceder a uma dama, ou a um cavalheiro com uma dama, a parte interna da calçada.

-------------------------------------------------- Damas-------------------------------------------------
A dama deve andar de maneira silenciosa pelas ruas, não vendo nem ouvindo o que não lhe é da alçada, cumprimentando conhecidos com um cortês aceno e amigos com palavras de saudação. Ela nunca é intrusiva, nunca fala alto, nunca ri de modo espalhafatoso ou tem modos que possam atrair atenção dos passantes. Deve ser sempre modesta, discreta, gentil e prestativa.

A dama deve cumprimentar um cavalheiro antes que ele o faça. Ele, por sua vez, nunca deve falhar em retornar o cumprimento. Ela deve procurar evitar chamar o cavalheiro pelo primeiro nome.
Mestre Ingles
Mestre Ingles
Admin

Número de Mensagens : 147
Idade : 40
Data de inscrição : 22/01/2009

https://londresbynight.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Londres Seculo XIX Empty O dinheiro no Império

Mensagem  Mestre Ingles Qui Jan 22, 2009 2:58 am

Uma das causas de maior confusão para o estrangeiro desavisado era o sistema monetário utilizado na época. Com razão, o Império possuía, no total, treze tipos de moedas distintas. As mais comuns, no entanto, eram três - a libra esterlina, o xelim (a moeda mais usada) e o pence (ou penny). Veja os valores abaixo:

1 libra (£) = $5 = 20 xelins
1 xelim (s) = $0,25 = 12 pence
1 pence (d) = $0,02

O dinheiro vitoriano era assim representado:

Libras/xelins/pence
2/15/2 = 2 libras, 15 xelins e 2 pence = 2£, 15s, 2d

Para os xelins, usava-se somente uma barra: 10/6 = 10 xelins e 6 pence

Nas classes mais altas, o guinéu era outra moeda comum:

1 guinéu = 21 xelins

Dinheiro em papel era usado apenas nos bancos, ficando por conta das moedas todas as demais transações do dia-a-dia.
Mestre Ingles
Mestre Ingles
Admin

Número de Mensagens : 147
Idade : 40
Data de inscrição : 22/01/2009

https://londresbynight.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Londres Seculo XIX Empty Geografia Londrina

Mensagem  Mestre Ingles Qui Jan 22, 2009 3:00 am

Clima:
O clima de Londres é o temperado oceânico, com verões raramente quentes (temperatura média de julho: 18ºC), assim como também raramente se vê um inverno muito rigoroso (temperatura média de janeiro: 6ºC) . No verão, as temperaturas raramente ascendem a mais de 33 ºC, ainda que as altas temperaturas tenham sido recurrentes.

Hidrografia:
O navegável rio Tâmisa cruza a cidade atual e a divide em duas metades. O rio teve uma grande influência no desenvovimento da cidade. Londres foi fundada na margem norte do Tâmisa e, por muitos séculos, teve uma única ponte na cidade, a ponte de Londres (London Bridge). Como consequência, a principal e mais histórica zona de Londres é a da margem norte do rio, onde também se encontram a maioria das atrações turísticas, cinemas, teatros, salas de concertos, galerías, etc. Quando foram constrídas mais pontes no século XVIII, a cidade se expandiu em todas direções.
Mestre Ingles
Mestre Ingles
Admin

Número de Mensagens : 147
Idade : 40
Data de inscrição : 22/01/2009

https://londresbynight.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Londres Seculo XIX Empty Conceitos Filosóficos do Século XIX

Mensagem  Mestre Ingles Qui Jan 22, 2009 3:01 am

Com os anos tumultuosos de 1789-1815, a cultura da Europa foi transformada por revolução, guerra e rompimento. Terminando muitos dos suportes sociais e culturais do século prévio, a fase era fixa para mudança econômica e política dramática. A Filosofia européia participou de muitas destas mudanças.

O último terço do décimo oitavo século, tempo do Iluminismo, produziu uma série de idéias anfitriãs e obras que tanto sistematizaram filosofias anteriores, quanto apresentaram um profundo desafio para a base da filosofia como tinha sido sistematizada até então. Immanuel Kant é um nome que a maioria mencionaria como estando entre o mais importante dessas influências, como também acontece com Jean-Jacques Rousseau. Embora ambos fossem produtos do século 18 e sus suposições, eles passaram dos limites. Tentando explicar a natureza do estado e do governo, Rousseau desafiaria a base política com a declaração "O Homem nasce livre, mas está por todos os cantos preso". Kant, enquanto tentava preservar ceticismo desse axioma, foi forçado a discutir que nós não vemos a verdadeira realidade, nem falamos disto. Tudo o que nós conhecemos sobre realidade são apenas aparências. Posto que tudo que podemos ver da realidade são apenas aparências, Kant postula a idéia de algo irreconhecível. A distinção de Hegel entre o irreconhecível e o circunstanciada mente o desconhecido pode ser visto como os começos do sistema racional de Hegel do universo. Uma refutação bem simples nisso, segundo Kant, para se conceber que há algo irreconhecível operando atrás das aparências, é demonstrar um pouco deste conhecimento através da existência. Basta saber que existe, viver determinada coisa, para conhecê-la.

Como Filósofos da época, temos Auguste Comte. com sua idéia do Positivismo que dizia que na versão contemporânea, pelo menos - associa uma interpretação das ciências e uma classificação do conhecimento a uma ética humana.
Segundo Comte., o ser humano é "total", isto é, uma realidade completa e o seu sistema devem referir-se à totalidade humana: afetiva, intelectual e prática, individual e coletiva etc.

Temos também Karl Marx e Friedrich Engels, que elaboraram o que hoje conhecemos como Marxismo, que é o conjunto de idéias filosóficas, econômicas, políticas e sociais, que Interpreta a vida social conforme a dinâmica da luta de classes e prevê a transformação das sociedades de acordo com as leis do desenvolvimento histórico de seu sistema produtivo. Foi a partir dessas idéias que realmente começou a surgir o movimento Anarquista e comunista na Europa e no mundo, o que acarretou na criação de Sindicâncias e leis trabalhistas, que até agora não existiam na Europa.

Por ultimo temos Jeremy Bentham e John Stuart Mill promovendo a idéia de que as ações são certas quando maximinizam o prazer e minimizam a dor.
O utilitarismo prescreve a ação (ou inação) de forma a aperfeiçoar o bem-estar do conjunto dos seres sencientes. O utilitarismo é então uma forma de conseqüencialismo, ou seja, ele avalia uma ação (ou regra) unicamente em função de suas conseqüências.

Filosoficamente, pode-se resumir a doutrina utilitarista pela frase: “Agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de bem-estar” (princípio do bem-estar máximo). Ela se define então como uma moral eudemonista, mas que ao contrário do egoísmo, insiste no fato de que devemos considerar o bem-estar de todos e não o bem estar de uma única pessoa.
Mestre Ingles
Mestre Ingles
Admin

Número de Mensagens : 147
Idade : 40
Data de inscrição : 22/01/2009

https://londresbynight.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Londres Seculo XIX Empty Re: Londres Seculo XIX

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos